Como oferecer comida para o bebê na introdução alimentar?
- Luiza Teles
- 11 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Chegou a hora de começar a dar comida para o bebê e as famílias já começam a se preparar para oferecer a famosa "papinha do bebê"! Muitas vezes influenciados pelos avós, a maior parte das famílias acaba iniciando a oferta pela tal sopinha, mas será que esta é a única forma de fazer isso?
- Não!
Nos primeiros 6 meses de vida, o bebê conheceu apenas o gosto do leite e a sensação deste alimento entrando em sua boquinha. Começar a comer é sinônimo de começar a sentir sabores, texturas, temperaturas e consistências diferentes.

Atualmente muito conhecido, o Baby-Led Weaning (BLW) é uma forma de iniciar a introdução alimentar em que o alimento é oferecido em pedaços desde o início. Trata-se de um método em que o bebê participa de forma ativa da alimentação, escolhendo o que, como e quando comer - como uma progressão da livre demanda da amamentação. A interação, o aprendizado e a assimilação dos esquemas de alimentação ocorrem através de suas próprias experiências sensório-motoras.
Independente da forma que a família opta em começar a oferecer as comidinhas, é importante compreender a alimentação pelo ponto de vista do bebê. Por isso, preparamos algumas dicas para que este momento seja bem aproveitado e que a introdução alimentar seja uma experiência de aprendizado:
1) Não misture os alimentos. Desta forma, os sabores e as cores de cada alimento será preservado e o bebê irá aprender sobre estes alimentos.
2) Se for amassar a comida, permita que o bebê acompanhe este momento.
3) Descasque as frutas na frente do bebê, sempre que possível.
4) Permita que o bebê toque nos alimentos. É a partir das mãos que ele conhece o mundo!
Muitas famílias se beneficiam de orientações durante a introdução alimentar.
Se tiver dúvidas ou dificuldade, busque ajuda do profissional especialista em alimentação infantil.
Texto escrito por Luiza Teles, Fonoaudióloga (CRFa 2-18320) e Consultora em Amamentação.
Comentarios